terça-feira, 27 de março de 2012



Gametogênese:

Processo que ocorre nas gônadas animais, formando os gametas e q subdivide-se e dois grupos distintos:

 Espermatogênese
Formação dos gametas masculinos, originando os espermatozóides;
Fase de Multiplicação: Nos testículos, localizam-se os tubos seminíferos, onde se encontram as espermatogônias (2n), onde as mesmas se multiplicam por mitose. Após a multiplicação, ocorre a fase de crescimento, onde algumas espermatogônias crescem e duplicam seus cromossomos, tornando-se espermatócitos I, onde os mesmos sofrem meiose, originando células haplóides denominadas espermatócitos II, que também sofrerá meiose, formando células haplóides chamadas de espermátides. As duplicações meióticas sofridas pelos espermatócitos são denominadas de Fase de Maturação.
Após a fase de maturação, inicia-se a Especiação ou Diferenciação, onde as espermátides perdem praticamente todo seu citoplasma, e começam a desenvolver o flagelo, a partir do centríolo. Formado o flagelo, apresenta-se uma nova estrutura: o espermatozóide.
Na cabeça do espermatozóide, encontra-se o acrossomo, q é formado pelo Complexo de Golgi, contendo enzimas que facilitarão a penetração do gameta no óvulo. Além do acrossomo, encontra-se também o núcleo, onde se armazena os cromossomos paternos.
Já no inicio do flagelo, encontram-se as mitocôndrias, para o fornecimento de energia para o espermatozóide. 



Oogênese:
 formação dos gametas femininos, originando os óvulos.

Fase de Multiplicação: Ainda na vida intra-uterina, células germinativas primordiais migram para o ovário e sofrem diferenciação, formando oogônias (2n).
 Após todas as divisões, cada oogônia passa por um período de crescimento, síntese e acúmulo de materiais de reserva. A partir daí, as oogônias passam a denominar-se de oócitos I ou oócitos de primeira ordem, sendo encontrados nos folículos primários. Esse desenvolvimento é conhecido como Fase de Crescimento.
Já na Fase de Maturação, ocorrem mais divisões por meiose formando os gametas, onde na primeira divisão formam-se duas células, o oócito II ou oócio de segunda ordem e o primeiro glóbulo polar. Na segunda divisão meiótica, o oócito II forma mais duas células, o óvulo e o segundo glóbulo polar, este que, se degenera junto com o primeiro glóbulo polar.



MOREIRA,Catarina. Oogênese. Disponível em :http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Oog%C3%A9nese. Acessado em 27 de março de 2012.
 BOS- MIKICH, Adriana. Oogênese. Disponível em:http://www.ufrgs.br/gametaembriao/oogenese.htm. Acessado em 27 de março de 2012
Biologia Geral- Henning&Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário